Entrevista concedida pela escritora Jamila Mafra ao Blog literário Foolish Happy

Descrição: 
Um super bate-papo com  Jamila Mafra, autora do livro UM AMOR E UM AMIGO
 
1. Você sempre gostou de escrever? Quando o seu talento foi descoberto?
      Desde a minha infância tenho contato constante com a arte em geral. Meus pais Manoel Joaquim Sena de Santana e minha mãe Wanderleia Mafra foram atores de teatro e dramaturgos na juventude, mesmo depois continuaram a fazer peças e textos teatrais comigo e meus irmãos em casa. Minha família sempre nos incentivou a ler e escrever. Então aos 10 anos de idade escrevi meu primeiro texto teatral. Na adolescência comecei a escrever poesias, letras de música e contos. E no início da idade adulta comecei a escrever romances e iniciei minhas publicações. Tenho quatro livros publicados, sendo que três são de poesias (VIAGEM NO ESPAÇO E A MÁQUINA DO TEMPO, AS LÁGRIMAS DOS ANJOS, DO OUTRO LADO DOS SONHOS O PERFUME DOS TEUS SORRISOS)  e um livro de ficção científica chamado Histórias do Amanhã, As Cidades Submersas. O livro contem contos sobre o futuro do planeta Terra e aborda temas como a inteligência artificial, robôs androides e vida extraterrestre. Sou fã do cineasta Steven Spielberg e seus filmes inspiram minhas histórias de ficção científica. Já meu romance UM AMOR E UM AMIGO está programado pra ser publicado ainda neste ano pela Editora Dracaena, e está em fase final de produção. A história acontece em Roma, na Itália, e retrata o relacionamento entre dois jovens, Ana Maria e Diego. Ela é brasileira e ele é italiano. Enfim, ao longo do livro esse jovem casal passa por experiências marcantes e dolorosas, mas também descobrem o real significado do medo e do amor verdadeiro. Mas existe um segredo sobre esses personagens que eu não posso contar aqui...os leitores realmente só saberão após lerem todo o livro. UM AMOR E UM AMIGO terá continuação em outros livros, pois a história não tem fim no primeiro....É um romance especial porque retrata muitas experiências que eu vivi na realidade.
 
2. Seus personagens são baseados em pessoas que você conhece?
Sim, principalmente personagens dos meus romances, quase todos são inspirados em pessoas que eu conheço. 
 
      3  Houve alguma situação na sua vida que gostarias de passar para um livro?
      Praticamente todas as situações marcantes da minha vida eu passo para as minhas  letras de música, poesias e para meus romances.
 
4 O que você acha que é o ponto de partida para um escritor?
 
       Primeiramente a vontade de escrever e o amor pela literatura. A partir de então o escritor pode estar aberto ao aprendizado e preparado para seguir vários caminhos que poderão levá-lo à várias alternativas de chegada. Mas é importante estar concentrado no objetivo maior que é propagar a arte literária e elevar a alma através desta divina manifestação do pensamento.    
 
5 Para os adolescentes geralmente a parte mais difícil de uma produção textual é elaborar um título. Você acha tranquila essa parte? Qual a sua “estratégia” para a criação de títulos?
 
Sim,é bem tranqüilo essa parte de intitular o livro. Procuro sentir a essência da história e focar minha mente na idéia ou mensagem central da obra. Algumas vezes faço uma lista com alguns títulos e os falo em voz alta pra ver qual deles tem uma sonoridade mais impactante. Costumo pedir a opinião dos amigos e familiares também, geralmente faço uma pesquisa entre eles perguntando por qual dos títulos elas se sentem mais atraídos ou curiosos. E essas estratégias sempre funcionam.
 
6 Você que elabora as capas para os seus livros ou você compartilha a ideia e confia em um desenhista?
 
O processo de publicação sempre envolve muita dedicação e paciência tanto da parte do escritor quanto da parte da equipe de produção da editora. O momento de escolher como será a capa do livro é o momento em que o escritor participa desta criação artística junto ao desenhista da editora que na maioria das vezes está aberta à opinião do autor.  Então sempre participo do processo de criação das capas dos meus livros.           
 
7 Existem outros projetos em pauta?
 
Meu irmão Jonathan Mafra e minha mãe Wanderleia Mafra também são escritores e já faz um tempo que terminei de escrever com a minha mãe um livro de contos de suspense chamado A Mulher Voadora e a Morte de Hana, pretendo publicá-lo no ano que vem juntamente com o livro do meu irmão. Tenho também várias fábulas e outros romances já escritos e pretendo públicá-los futuramente. Quero muito gravar meu CD no próximo ano, além de publicar meus próximos livros também. A maioria dos meus poemas e poesias são minhas letras de músicas que inclusive já estão disponíveis em vários sites musicais inclusive nos sites Letras terra e Vaga-Lume, meu estilo é o Rock Pop e Rock Romântico. Pretendo também publicar em breve minhas primeiras peças teatrais. Além disso, tenho outro sonho pessoal que é estudar Astronomia, sou apaixonada pelo estudo das estrelas, planetas e universo, tanto é que escrevo sobre este tema. No próximo ano me formarei em Direito na Universidade do Vale do Itajaí, e então em seguida pretendo entrar pra faculdade de Astronomia.   
   
8 Se você pudesse mudar de identidade, qual personagem de livro/filme/seriado você gostaria de se tornar?
 
É difícil escolher entre tantas figuras do cinema e literatura mundial. Quando eu era criança queria ser a Ranger amarela do seriado Power Rangers. Já quis ser personagem da novela carrossel da primeira versão mexicana dos anos 80. Sempre fui muito fã do desenho Ursinhos Carinhosos e quis estar dentro deste desenho e ser um dos ursinhos. Já quis ser a personagem da Angelica Fada Bela do antigo seriado Caça Talentos. Durante toda a minha infância quis muito ser personagem dos desenhos antigos da Disney. Na minha adolescência eu quis ser a Rose do filme Titanic, principalmente porque sempre fui fã do ator Leonardo DiCaprio e gostaria de contracenar com ele. Atualmente eu sou personagem das minhas próprias histórias.
 
9 Você tem um livro ou autor preferido? Deixe-nos uma dica de leitura!!
 
Tenho vários. Entre meus autores nacionais favoritos posso citar Machado de Assis, Raquel de Queirós, José de Alencar, Augusto dos Anjos e Casimiro de Abreu. Entre os internacionais posso citar Hans Andersen, Eleanor Porter, Antoine Saint-Exúpery, Goethe, Socrates, Aristóteles, Platão, Eça de Queirós, Florbela Espanca, etc. Pode parecer um clichê, mas recomendo à todos a leitura dos livros Pollyanna de Eleanor Porter e o livro O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, ambos transmitem mensagens muito bonitas e importantes à todos nós.
 
 
Tainara R.
 
Género: